domingo, 7 de outubro de 2007

Forjar no trigo o milagre do pão e se fartar de pão...


Pão integral com sementes de gergelim

Ingredientes:

2 xícaras (chá) de farinha de trigo integral
1 pitada sal 1/2 xícara (chá) de leite morno (Atenção! Não pode passar de morno. Se ficar quente, estraga a massa)
1 tablete (15 g) de fermento biológico
1 colher (sopa) rasa de açúcar
5 colheres (sopa) de azeite de oliva extra virgem
4 colheres (sopa) de sementes de gergelim torradas
4 colheres (sopa) de sementes de gergelim negro
sal a gosto

Modo de Preparo:

Peneire a farinha de trigo com o sal e reserve.
Misture numa tigela o leite morno com o fermento biológico, o açúcar e o sal. Acrescente 1/2 xícara (chá) da farinha de trigo (retirada daquela que você já peneirou e reservou) e misture até ficar homogêneo.
Cubra a tigela com filme plástico de modo que fique hermeticamente fechada, e deixe descansar por 20 minutos, ou até dobrar de volume (vai se formar uma “esponja”).

Em seguida, usando uma espátula ou colher de pau, adicione o restante da farinha de trigo, alternando com 4 colheres (sopa) de azeite de oliva. Acrescente as sementes de gergelim (reserve um pouco para distribuir sobre o pão) e misture até a massa ficar homogênea. Transfira para uma superfície enfarinhada (na foto está numa vasilha, mas na mesa enfarinhada é melhor) e trabalhe* a massa por 5 minutos, ou até obter uma massa lisa.

* "trabalhar" a massa significa amassá-la com as bases das mãos (a região próxima aos pulsos, sem apertar com os dedos), em movimentos de cima para baixo e pra frente. Esse é o segredo do trabalho da massa. Vá virando a massa e repetindo o movimento até sentir na pele (você sente ao tato) que a massa está lisa, levemente úmida, e não gruda nas mãos.


Modele a massa, disponha numa assadeira para pão de forma (ou faça uma bola e coloque em assadeira redonda) untada com 2 colheres (chá) de azeite de oliva.









Pincele na superfície da massa modelada o restante do azeite de oliva e distribua as sementes de gergelim reservadas.
Deixe crescer em local aquecido e protegido de vento e de umidade (sugiro que deixe dentro do forno microondas, sem ligá-lo, é claro!) por 20 minutos, ou até dobrar de volume.
Preaqueça o forno à temperatura média (180ºC). Leve ao forno por 45 minutos + ou -, ou até o pão dourar e ficar firme ao tato.
Retire do forno e sirva.