domingo, 14 de outubro de 2007

Missão dada é missão cumprida.


Creiam, nenhum de vocês tem mais aversão a cinema que eu.
Explico: ar condicionado me dá um sono monstro. Durmo, sem saber nem porque nem como dormi. Durmo de sonhar.
Além disso, convenhamos, minha geração não tem muito motivo para se orgulhar do cinema nacional.
Ainda me lembro de um namoradinho que - todo crente, coitado! - me levou para assistir "Anjos e Demônios". Um desastre. Desastre de fotografia, de som, de roteiro, de tudo. Uma merda. Uma imensa merda. Uma imensurável merda. O filme, não o namoradinho... hehehehehe.
Hoje sou casada com um cinéfilo de carteirinha. Talvez fosse melhor chamá-lo de cinemaníaco. Às vezes, chego a achar que a coisa beira o doentio. Mas... cada um com seu cada um.
E lá fomos nós, ele por convicção e eu por querer conhecer para poder criticar (sim, confesso na boa: estava louquinha para ter o que malhar), assistir Tropa de Elite.
Mão à palmatória! Mão à palmatória! Mão à palmatória! Três vezes, mil vezes.
Não esperem de mim uma crítica sociológica ou filosófica. Prefiro o lado cidadão da coisa.
IM-PE-CÁ-VEL.
Impecável tecnicamente, impecável fotograficamente , impecável socialmente, impecável no que diz respeito ao "acorda, Brasil!" de que estamos TODOS precisando.
Sim, queridos, estamos TODOS precisando aprender que missão dada PRECISA ser missão cumprida.
Precisamos todos aprender a agradecer quando nossos filhos - com todos os defeitos que achamos neles - não se misturam no mundo nojento e degradante das drogas: DEUS é pai.
Precisamos todos aprender que pobreza JAMAIS foi e JAMAIS será sinônimo de criminalidade.
Precisamos aprender que quando nos omitimos, somos CONIVENTES com tudo que está aí.
Precisamos aprender que camisetas branquinhas desfilando na orla e gritando palavrinhas bonitas são pouco, muito pouco.

Parabéns a Wagner Moura, em especial. Uma mistura humana, odiosa, revoltada, apaixonada. Interpretação magistral.

Parabéns a todos que de alguma maneira tenham colaborado para que todos levássemos o soco no estômago. Precisamos. Agradecemos.

Missão dada, missão cumprida. Eu assisti Tropa de Elite. E, de pé, aplaudo o cinema nacional de qualidade.