sexta-feira, 5 de outubro de 2007

ATÉ QUANDO, RENAM?

Homenagem deste blog a Pedro Simon e Jarbas Vasconcelos, dois homens de bem, covardemente punidos por ordem da nossa Catilina

(ou seria Renamlina, talvez Catinam?).

Cícero e Catilina 1882/1888, mural a fresco Sala Maccari, Palazzo Madama (Senado Italiano), Roma, Itália. Mural de Cesare Maccari (1840-1919), representando o primeiro discurso de Cícero contra Catilina. O discurso foi proferido em 8 de Novembro de 63 a.C. no Templo de Júpiter no monte Capitolino de Roma.



Já não podes viver mais tempo conosco

Até quando, ó Catilina, abusarás da nossa paciência? Por quanto tempo ainda há-de zombar de nós essa tua loucura? A que extremos se há-de precipitar a tua audácia sem freio?
...
Não sentes que os teus planos estão à vista de todos? Não vês que a tua conspiração a têm já dominada todos estes que a conhecem? Quem, de entre nós, pensas tu que ignora o que fizeste na noite passada e na precedente, em que local estiveste, a quem convocaste, que deliberações foram as tuas? Oh tempos, oh costumes!
...
Estás apanhado por todos os lados. Todos os teus planos são para nós mais claros que a luz do dia...
...
Oh deuses imortais! Em que país do mundo estamos nós, afinal? Que governo é o nosso? Em que cidade vivemos nós?
...

Amigos, se quiserem ler a íntegra do discurso de Cícero, cliquem aqui. Vale a leitura. Proferido no ano 63 a.C., o discurso é tristemente atual. Poderia ter sido proferido ontem, naquela casa de tolerância lá de Brasília que insistimos em chamar de Senado.