domingo, 11 de novembro de 2007

A moda não me incomoda

O que me incomoda mesmo é todo o mis-en-scéne que envolve um casamento.
O filho comunica a você que vai casar, explica como vai ser, dia, hora, local, etc.
E aí começam os exageros. Não dos noivos propriamente ditos, mas dos envolvidos na coisa.
E você começa a ouvir o verbo que eu mais detesto: ter que! Conhece esse verbo? "Você tem que isso, você tem que aquilo!"
Tem que combinar cor de vestido, tem que conversar com a "cerimonialista" (eu mereço uma coisa dessas?), tem que definir onde e como você vai se arrumar, tem que... tem que... tem que!
E lá vem o(a) costureiro(a) com aquele papinho de sempre: "Veja bem, considerando o horário e como vai ser o casamento, a tendência é...." E começa a viajar na maionese! Sim, porque eles criam coisas que, francamente, são mais do que viagens! E se você for atrás da tal "tendência" vai chegar ao local do casamento e constatar que 99% das mulheres estão rigorosamente "na tendência"... bando de vestidos quase iguais e, às vezes, até da mesma cor.
Por outro lado, aparecem aqueles chavões: as cores para mãe de noivo geralmente são rosa-chá, verde água, bege rosado, azul pastel, etc. E dane-se a sua cor de pele! Ainda que você fique parecendo uma desmilinguida anêmica, as cores que sabe-se lá quem determinou para mães de noivos são essas e ponto!
Isso sem falar nos "bem casados", no modelito do bôlo, no cardápio do jantar, no som, na decoração, no "fotógrafo" (99% das vezes, um chaaaatooooo), etc, etc.

Eu só não vejo ninguém falar em cumplicidade, em amizade, em amor incondicional. E é isso que me preocupa.

Aos noivos, minha homenagem em forma de música. Ouçam ali do lado direito, na 'Música do Dia', uma belíssima gravação de "Dia Branco".